Poéticas Femininas na Periferia

coletiva dos projeto Artistas Latinas
Curadoria Andréa Hygino, Emmanuele Russel, Isabel Carvalho e Paulo Farias

EXPOSIÇÃO COM MULHERES ARTISTAS DA PERIFERIA CARIOCA CHEGA AO PAÇO IMPERIAL

Mostra, intitulada “Poéticas Femininas na Periferia” é resultado de curso on-line de mentoria artística promovido pela plataforma Artistas Latinas.
O Paço Imperial inaugura, em 8 de julho, a mostra Poéticas Femininas na Periferia, criada a partir de uma imersão virtual de 2 meses com alunas de diferentes espaços periféricos da região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto, produzido pela plataforma Artistas Latinas, tinha como foco profissionalizar e discutir as poéticas essenciais para a construção de trabalhos contemporâneos de artistas emergentes, com até 5 anos de carreira.
O curso contou com a participação das professoras Isabel Carvalho, criadora da plataforma de cursos Um Teto Seu, e Andréa Hygino, ganhadora do 3° Prêmio Select na categoria Camisa Educação. 
Para a exposição, foi montada uma proposta curatorial elaborada a partir das pesquisas e discussões trazidas pelas artistas participantes da mentoria durante o período de realização do curso. São 29 artistas de diferentes suportes, apresentando trabalhos inéditos ou reeditados, demonstrando o papel da mentoria no aprimoramento de suas obras.
O contato entre produções tão distintas gerou seus próprios atravessamentos, conexões e costuras poéticas. Nesse processo construído de forma coletiva ficou evidente que cuidávamos de uma mesma necessidade, RESISTIR.
Em tempos de pandemia e desgoverno, o trabalho de cada uma dessas artistas não foge a essa vontade. Nessa mostra as vivências enquanto mulheres, periféricas/suburbanas e artistas se materializam em exercícios de resistência ao sexismo, à exclusão territorial, à desvalorização da prática artística, aos silenciamentos. 

Ficha técnica
Artistas Participantes
Águi Berenice
Ana Bia Novais
Ana Brito
Andiara Lourenço
Bia Gonçalves
Carinne Lira
Carla Santana
Claudia TS
​Cynthia Dias
Ingrid Lemos
Karine de Souza
Kimera Moreira
Layla Werneck
Lolly
Mayara Velozo
Melissa Anselmo
​​Monique Rodrigues
Monique Serenado
Myllena Araujo
Roberta Vaz
Silvana Marcelina
Silvia Schiavone
Talita Nascimento
Tâmisa Pereira
​Thaís Basilio
Thaís Iroko
Vanessa Guida
Virna Bemvenuto
Yaya Ferreira

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
Terça à sábado e feriados das 12h às 17h
Entrada Franca
 
A temperatura dos visitantes será aferida, o uso de máscara é obrigatório durante a permanência no Paço Imperial e o fluxo de visitantes em todos os ambientes será monitorado para garantir o distanciamento recomendado de 2 (dois metros).

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h