Pororoca Coral

Coral Fiocruz, Canto do Rio, Pop Coro e Coro da Ladeira

Curadoria
Maria Clara Barbosa

Coral Fiocruz
O Coral FIOCRUZ teve sua estréia na Candelária em comemoração ao centenário da Fundação Osvaldo Cruz. Fundado em 1998, com um CD gravado e um repertório que passeia por um século de mentalidades, concepções e práticas de saúde pública, descritas em músicas ousadas e divertidas, o Coral FIOCRUZ reúne funcionários de todos os níveis numa grande voz artística representativa da presença marcante da Fundação Osvaldo Cruz na vida acadêmica e cultural da cidade do Rio de Janeiro. Tem os arranjos e a regência de Paulo Malaguti e é coordenado por Maria Clara Barbosa.

Coro da Ladeira
Um grupo de amigos que subia a ladeira Mundo Novo, toda a semana, para cantar. Assim, em março de 2009, surgiu o Coro da Ladeira. O caminho natural foi cantar músicas populares. Canções de Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento e muitos outros formaram, ao mesmo tempo, o repertório e a identidade musical do grupo. Regido por André Protasio, o grupo conta, hoje, com vários arranjos escritos especialmente para o grupo, e tem participado de Festivais e Encontros de canto coral no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
O Coro da Ladeira tem, atualmente, 34 cantores, e ensaia na Escola Edem, no bairro de Laranjeiras.

Canto do Rio
Ele veio da Bahia com uma nova batida de violão. Revolucionou com sua bossa, o jeito de tocar e cantar. João Gilberto é um divisor de águas e foi nesta praia intimista, cool, refinada e ao mesmo tempo tão cheia de brasilidade que o maestro Paulo Malaguti Pauleira se inspirou para montar o repertório “João Gilberto 73” com o coral Canto do Rio.
Com arranjos vocais originais, o Canto do Rio apresenta alguns clássicos do antológico álbum “João Gilberto”, mais conhecido como o álbum branco. Lançado em 73, o disco foi gravado apenas com voz, violão e uma leve bateria de Sonny Carr. Nele, o mestre baiano apura seu estilo com interpretações magistrais de um repertório brilhante e o nosso desafio foi traduzir para o canto coral esta sonoridade tão particular.

Pop Coro
A alegria, a energia e o alto astral de se fazer música coletivamente cantando! Assim é o PopCoro, nascido em 2016, cujas principais características são um repertório pop brasileiro, sintonizado com o cotidiano musical das pessoas, e uma performance alegre e divertida, com muita dança e movimentação cênica. Nesses 6 anos de vida, o PopCoro tem sido chamado para os mais diversos tipos de apresentações, como encontro de corais presencias e virtuais, nacionais e internacionais, com uma agenda farta e variada, que inclui a participação no programa É De Casa, da TV Globo e a defesa do samba enredo campeão da Beija Flor em 2019, na quadra e na avenida. Durante a pandemia o PopCoro se virtualizou, produzindo clipes com sua identidade musical e visual, que fazem muito sucesso junto a todo tipo de público. Desde 2018 o PopCoro criou o PopBloco, com a intenção de levar o canto coletivo para o carnaval de rua carioca, e foi contemplado pelo edital Cultura do Carnaval Carioca de 2021, da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, ganhando assim sua identidade oficial de primeiro bloco vocal carioca.
O PopCoro é a festa da música vocal, e queremos cada vez mais levar diversão e arte pras pessoas!
Vem ser feliz com a gente! Vem cantar no PopCoro e no PopBloco!

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
Terça à sábado e feriados das 12h às 17h
Entrada Franca
 
Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h