Uma Jornada Ancestral e Contemporânea
A negritude e as artes são apenas dois fatores de aproximação entre Brasil e Cuba
– e ambos estão relacionados com a invasão do continente americano pelos
europeus e à escravização dos negros africanos trazidos à força para o chamado
“Novo Mundo”.
Esta exposição discute justamente questões envolvendo a imigração forçada de
pessoas pretas para Brasil e Cuba, muitas delas voltadas, respectivamente, para
plantações de produtos como cana-de-açúcar, café e algodão, entre outros
produtos, que não podem ser reduzidas a divisões binárias e maniqueístas entre
uma elite branca e negros excluídos.
Existem, porém, o que é inegável, lutas, desafios, tensões e conflitos que resultam
em um conjunto de opressões, resistências e sobrevivências que se deram e se dão
tanto no plano físico, como no enfrentamento da viagem do continente africano
para as Américas em condições insalubres, como no social, que inclui o
reposicionamento dessas pessoas após o fim da escravidão.
Como as imagens deste projeto mostram, a influência negra está presente nas mais
diversas esferas da cultura destes dois países, seja no idioma, na cultura ou na
comida, ela se posiciona dentro de um diálogo entre as lendas, ritos, saberes e
sabores que provêm de religiosidades, cosmogonias, concepções de espaço e de
tempo transladadas da África para Brasil e Cuba.
Oscar D’Ambrosio