Situado no corredor cultural do Rio de Janeiro, o Paço Imperial é um raro exemplo de monumento histórico que, em diferentes momentos, foi palco de importantes acontecimentos de nossa história.
Antiga residência do governador e do Vice-Rei no século XVIII, o Paço Imperial no Rio de Janeiro foi o centro das movimentações políticas e sociais da época, registrando importantes fatos históricos do Brasil Colônia, Real e Imperial. Entre eles, o Dia do Fico, a Abolição da Escravidão e a Proclamação da Independência do Brasil. Em 1808, com a vinda de Dom João VI, o local passou a se chamar Paço Real e recebeu o atual nome em 1822, com Pedro I e Pedro II, até a Proclamação da República, em 1889.
Em 1938, o Paço Imperial foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) / Ministério da Cultura e em 1985, depois de restaurado, tornou-se um centro cultural vinculado ao IPHAN. Mais do que um museu, o Paço Imperial é um espaço voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artísticas e intelectuais.
Atualmente, é um espaço multicultural com programação de artes visuais, artes cênicas, música, seminários e serviços de lojas e restaurantes. O local abriga também a Biblioteca Paulo Santos, originária do acervo particular do arquiteto e historiador. A Biblioteca conta com cerca de oito mil volumes e 250 títulos de periódicos, além de obras raras dos séculos XVI a XVIII sobre arquitetura, engenharia e literatura brasileira e portuguesa.
No Paço Imperial, as expressões do mundo atual dialogam com as referências do passado, convidando o visitante a passear pelos tempos. Sua programação diversificada inclui exposições de artes visuais, arquitetura e design, espetáculos de artes cênicas, concertos musicais, seminários e palestras.
PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES
Durante o ano exposições de grande, médio e pequeno porte são concebidas por curadores convidados ou pela direção da Instituição. O programa de exposições, espetáculos e concertos do Paço Imperial é avaliado por uma Comissão de Programação composta por profissionais da área da cultura com notória experiência e afinidade com a instituição.
SEMINÁRIOS | COLÓQUIOS | PALESTRAS
Ciclos de palestras com convidados nacionais e internacionais – curadores, artistas e pesquisadores abordam questões relacionadas aos temas e conteúdos das exposições ou à teoria e prática relacionadas com a história e crítica de arte, arquitetura, design e outros assuntos afins.
ACESSIBILIDADE E DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO
O Paço Imperial não cobra ingressos e oferece acessibilidade para idosos e portadores de deficiência física, através de visitas guiadas em Libras, rampas nos principais acessos, elevador e escadas que atendem às salas expositivas e banheiros. É possível ainda obter o áudio guia em português e inglês, ampliando ainda mais a experiência na visitação ao espaço.
PROGRAMA EDUCATIVO
O Paço Imperial promove, juntamente com seus parceiros, um consistente programa educativo visando o atendimento a visitantes e escolas da rede pública e privada por monitores especialmente capacitados para atuar junto aos mais diversos públicos.
Em 2016, o Paço Imperial foi contemplado pelo Edital Fomento Cidade Olímpica, uma realização da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tal Edital possibilitará a implantação de um sistema de comunicação com seu público por meio de um audioguia bilíngue (português e inglês).
Ao mesmo tempo, o Paço realiza Oficinas de Capacitação visando a formação de profissionais especializados nas áreas de monitoria, museologia, montagem e iluminação de exposições, entre outras atividades, possibilitando a estudantes e estagiários de outras instituições o acompanhamento das etapas necessárias à produção e realização de uma programação cultural.