Mostra de formandes do Instituto de Artes da UERJ | 2024

Exposição coletiva

FORMAÇÃO 2024
Mostra de Formandes do Curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da UERJ

A mostra Formação foi criada em 2009 com o objetivo de exibir a produção de alunes formandes do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da UERJ. Desde o seu surgimento até meados da década passada era realizada na própria UERJ, e, a partir de 2016, passou a ser produzida em equipamentos culturais da cidade, como Centro de Artes Hélio Oiticica e espaços independentes, como Tropigalpão ou xow.rumi.

A presente edição (2024) ocorre, entre os dias 13 de novembro e 2 de fevereiro de 2025 no Paço Imperial, importante espaço da cena artística carioca, e conta com 20 artistas formandes do curso de Bacharelado em Artes Visuais. A exposição é acompanhada ainda de um programa educativo elaborado por formandes do curso de Licenciatura e uma publicação/catálogo de grande tiragem, com textos críticos de formandes de História da Arte – integrando assim os três cursos do Instituto de Artes. Como conclusão de suas formações acadêmicas, as artistas realizarão as defesas de suas monografias no próprio Paço Imperial, em bancas acadêmicas abertas ao público, permitindo o contato e a dispersão de suas pesquisas à toda comunidade

O curso de formação de artistas da UERJ foi inaugurado há 22 anos, e, desde então, tem se notabilizado por empreender uma formação interdisciplinar e experimental, com foco na arte contemporânea. Ao fim de 4 anos, artistas formandes exibem a conclusão de suas pesquisas individuais – apresentadas como instalação, escultura, pintura, filme, gravura, etc – em mostras coletivas, participando ativamente de todas as etapas de sua realização, desde o planejamento do espaço, a expografia, a montagem, o registro, a divulgação e a abertura do evento. Além disso, passam pela experiência de ver suas obras exibidas em um espaço tradicional do circuito de artes carioca para o grande público.

Universidade pioneira na adoção de políticas de inclusão, tendo sido a primeira a aderir ao sistema de cotas no Brasil, a UERJ caracteriza-se por um perfil de discente socialmente engajado, protagonista de movimentos identitários e iniciativas que reclamam mudanças estruturais nas relações de dominação e hierarquia. Essas e outras questões, que reivindicam novas abordagens para velhos assuntos, estão presentes, em menor ou maior grau, nas obras dessas jovens artistas, revelando visões de mundo geralmente encobertas no circuito de arte. A opção pela produção experimental é visível e responde a um território de incerteza política e ao descrédito das ideologias. Ainda assim, aposta, em grande parte, na concretude da matéria, na manufatura e em processos artesanais, recorrendo, assim, às categorias tradicionais do fazer artístico, e, em menor ocorrência, em processos apoiados na fugacidade dos meios digitais/virtuais.

A mostra é organizada pelos professores Alexandre Vogler, Maria Moreira e Rodrigo Gueron. O projeto educativo capitaneado por formandes de Licenciatura é coordenado pela professora Isabel Carneiro e a participação crítica de formandes de História da Arte é coordenado pela professora Marisa Flórido.
A mostra é apoiada pela PR3 (Pró-Reitoria de Extensão Cultural), pelo Instituto de Artes da UERJ e pelo Projeto de Extensão Mostra Formação.

Artistas: Barbara Ricciotti, Beatriz Iacillo, brandon Costa, Bruna Carvalho, Carolina Fernades, G!SLANE, Jordana Menezes, Joyce Oliveira, Kianny Teles, Laura Jeunon, Lucas Almeida, Lucas Casemiro, Luiz Figueiredo, Marina Piedade, Micaela RFialho, Patricia Duarte, Pio Drumond, Rayssa Veríssimo, Ricardo ATA e Siwaju.

Bolsistas do Projeto Mostra Formação: Armando Lamarca, David Luis e Yago Toscano

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
Terça à domingo das 12h às 18h
Entrada Franca
 
Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Entrepasso gastronomia
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h